Eclipse Solar em Câncer – desapego da necessidade de segurança e conforto que nos limita.

Eclipses na Astrologia é aquele assunto que existe muito desencontro de informações. No início a gente fica intrigado, acredita que indicam grandes mudanças e transformações em nossas vidas. Entretanto há em média quatro eclipses por ano. Você consegue dizer quatro momentos marcantes de grandes reviravoltas na sua vida todos os anos?

Na realidade Eclipses estão ligados a Astrologia Mundana e não tanto à Natal. Antigamente eles tinham um peso mais nefasto e negativo, já atualmente tomam uma posição mais leve nas previsões astrológicas.

Para analisá-los é preciso levar em consideração:

  • Onde eles serão visíveis?
  • São Eclipses Solares? Lunares?
  • São Parciais ou Totais?
  • Qual Série Saros eles estão ligados?
  • Qul número dentro dessa Série?

Geralmente indicam catástrofes climáticas ou geográficas, questões ligadas as pessoas em posição de poder, comandantes dos países onde são visíveis.

Hoje nós teremos Lua Nova, portanto o Eclipse é Solar. Ele acontecerá a 20 graus do signo de Câncer, às 23:47 horário de Brasília, portanto não será visível aqui no Brasil, somente na Australia.

Sol e Lua fazem oposição exata a Plutão. Pode indicar uma desconstrução e quebra de assuntos ligados as estruturas sociais, economicas, governamentais. Existe primeiro uma quebra e destruicão para a construção de algo novo. Porém esse eclipse é parcial, e é o 69 da serie Saros 117, portanto já está finalizando. O último dessa série será o numero 71 em agosto de 2054. A maneira correta seria avaliar o que aconteceu durante esse ciclo, principalmente quando estava com força total entre os número 37 ( em julho de 1441) até o numero 64 (em Maio de 1928). Provavelmente há uma convergência de assuntos entre esses momentos na história.

Em relação ao nosso mapa natal. Eclipses podem indicar momentos de mudança, de decisões que fazem com que a gente direcione a vida para outro percurso. Bernadette Brady que estuda eclipses e é autora do livro The Eagle and the Lark: A Textbook of Predictive Astrology (não tem em português e eu nunca achei para vender Brasil) coloca o Eclipse como o Curinga em um jogo de cartas (uma carta que pode assumir qualquer valor, naipe, cor ou outra propriedade do jogo).

E como a gente avalia o potencial de manifestação desse eclipse em nosso mapa?

Veja se possui planetas próximos ao graus 20 de Câncer/Capricórnio. Usaria uma orbe máxima de 2 graus ( então entre 18 e 22 graus). Se você tiver avalie o que esse planeta comanda no seu mapa, qual casa ele está.

Calcule se você está em um ciclo de Sol ou Lua. Você pode fazer isso vendo qual signo está ativo por Profecção, qual planeta rege sua Firdaria ou Ascendente da sua Revolução Solar.

Se você tiver esses pontos ativos, a possibilidade de manifestação é maior.

Observe em qual eixo de casas está Capricórnio e Câncer no seu mapa natal. Eles darão um norte em relação aos assuntos que esse Eclipse indica especificamente para você.

No diagrama abaixo há o numero das casas para avaliar junto ao seu mapa.

Abaixo uma idéia geral do que  os Eixos significam:

Casa 01 x Casa 07:

01 – Seu corpo físico, sua aparência

07 – Casamento, parcerias, sociedades, padrão de pessoas que você atrai.

Casa 02 x Casa 08:

02 – Seus recursos materiais e financeiros.

08 – Términos, transformações, dinheiro e recursos dos outros, heranças, pensões, financiamento, especulação financeira, dinheiro fruto de sociedade ou casamento.

Casa 03 x Casa 09:

03 – Vizinhos, viagens curtas, deslocamento diário, aprendizados, comunicação, irmãos, primos, parentes, pessoas do seu meio ambiente próximo, cursos de atualização

09 – Viagens longas, estudos acadêmicos ou aprofundados como especializações, religião, aspirações pessoais, gurus, crenças.

Casa 04 X Casa 10:

04 – Lar, ambiente doméstico, lugar que se vive, imóvel, vida privada, relações familiares, mãe pela linha astrológica moderna e pai pela clássica

10 – Posição que ocupa no mundo, status, objetivos a longo prazo, carreira, projeção social, vida social, exposição social, ponto mais alto dos objetivos de vida.

Casa 05 x Casa 11:

05 – Criatividade, filhos, alegria, auto-expressão, namoro, amor, sexo, dinheiro da família

11 – Amigos, grupos e organizações que faz parte, redes que se conecta, ganhos da carreia ou de exposição social.

Casa 06 x Casa 12:

06 – Trabalho no dia a dia, rotinas, cotidiano, saúde, produto que trabalha, animais domésticos

12 – Isolamento, autoconhecimento, inconsciente, terras distantes, final de ciclos.

Agora cabe lembrar que Astrologia é uma grande ferramenta de autoconhecimento, então ao invés de esperar que grandes mudanças e transformações aconteçam que tal olhar para dentro de si e avaliar esse eixo de Câncer/Capricórnio na sua vida de maneira proativa?

  • Algumas questões para refletir nesse eclipse:
  • Como você está nessas áreas da vida?
  • Está preso a questões do passado ou de família?
  • Como você lida com suas reações emocionais perante a realidade que te cerca? Percebe a existência de algum vitimismo?
  • Você faz chantagem emocional com os outros ou até com você mesmo ? Se sim, isso é intencional ou há algo que dê gatilho para esse comportamento?
  • Como é a sua relação familiar?
  • Como você se sente em relação a pessoas de autoridade ou poder?
  • Existe alguma bagagem emocional que você traz da sua infância e que não te serve mais na vida adulta?
  • Você sabe delegar tarefas, administrar ou você se envolve com tudo querendo dar conta do recado e cuidado de todos ao seu redor?
  • Como está sua alimentação? A comida é algo que te nutre ou serve de conforto emocional? Ou uma fuga momentânea da realidade?
  • Como está o ambiente em que você mora? Você gosta dele?
  • Há um equilíbrio na necessidade de segurança e conforto? Ou isso só serve de empecilho para você se arriscar mais, afinal assumir a responsabilidade pela própria vida e pelas próprias emoções é um passo fora desse circulo de segurança imaginário.

Aproveite essa Lua Nova com Eclipse e medite sobre a importância do gerenciamento das suas emoções. É um momento propício para recalibração, podemos despertar para questões pendentes do passado e dar um novo rumo. Inteligência Emocional é cada vez mais predominante no estudo do equilibrio humano. De que adianda ser um gênio e não saber lidar com as próprias emoções? Você pode ter tudo na vida de ordem material (status, poder, dinheiro) porém como você se sente em relação a tudo isso é que impacta seu meio ambiente próximo e familiar. Justamente assuntos desse eixo Capricórnio e Câncer.

 

Mapa Astro.com

Tabela Serie Saros Wikpedia

Diagrama AstrologyHub.com

Imagem desconhecida (Internet)

Imagem Capa Eclipse parcial sobre o Texas por Jimmy & Linda Westlake

 

Nemi

2 comentários em “Eclipse Solar em Câncer – desapego da necessidade de segurança e conforto que nos limita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *