Reflexão Saturnina: quais são as suas limitações e seus medos?

Saturno está em movimento retrógrado até o dia 06 de setembro. Momento de revisões sobre a natureza Saturnina em nosso Mapa Natal.

Saturno é o último planeta visível a olho nu. Por isso traz o simbolismo dos limites da nossa consciência, ou seja, da realidade que nos cerca. Assim como um peixinho em um aquário. Será que ele percebe que o mundo que ele vive está limitado a sua experiência dentro das paredes que o cercam? Existe algo além? Como podemos perceber o que nossos sentidos concretos como visão, tato, olfato, paladar e audição não se conectam imediatamente?

A lição de Saturno é que somos humanos, limitados pelo passar do tempo, porém com grande capacidade de nos tornarmos sábios se soubermos valorizar a experiência real; que pode não ser tão agradável de acordo com nossas expectativas. A questão existencial é como perceber algo além da nossa limitada visão, se não conseguimos nem compreender o que nos cerca? O que está diretamente na nossa cara, todo santo dia? Aquele amor idolatrado, passional e arbitrário, aquela frustração profissional, aquela devoção religiosa, a amizade nada sincera, as expectativas projetadas nos filhos, no marido, no chefe, na equipe ou na empresa ?

Somos humanos. Erramos e aprendemos. A cada dia que passa deveríamos estar mais conscientes do dinamismo de nossas próprias vidas. Infelizmente não assumidos a responsabilidade por essa vivência. Ao contrário, projetamos! Assumimos o papel de vítimas. Miseráveis de um sistema castrador e injusto. Esse sistema é real? Sim e não. Cabe a cada um de nós perceber o que nos limita individualmente. Onde, na esfera social, podemos agir e quebrar as barreiras. Porém será muito difícil sem um mergulho profundo e íntegro na própria existência. E principalmente sem assumir a responsabilidade pelas ações que dependem puramente de nós.

Saturno retrógrado justamente em Capricórnio: o signo da integridade e da esfera social, sua morada natural.

  • Você é a mesma pessoa tanto na sua vida íntima e privada quanto da porta para fora da sua casa?
  • Em que esfera da sua vida a falta de atitude está paralisando o progresso?
  • Você está procrastinando, empurrando suas responsabilidades com a barriga?
    Seus limites são auto-impostos? Ou são alheios a sua vontade?
  • Você está certo disso ou é simplesmente imaturidade ao encarar a vida de frente?

A gente tem a oportunidade de refletir sobre isso durante essa retrogradação. Veja por onde Saturno está passando no seu Mapa Natal e observe a natureza do seu Saturno pessoal. Alguns insights podem surgir dessa analise.

Gif Giphy app

Imagem PicsArt by davechino

Imagem  Neimara Paluchowski

Imagem de capa The Saturn Gaze by Larry Landolfi

Nemi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *